Comprar online é cada vez mais comum na rotina de milhares de consumidores. Mesmo com todo cenário de crise econômica do país, o e-commerce brasileiro cresceu 22,7% em 2019, faturando R$ 75,1 bilhões (dados
Compre&Confie).
Os números evidenciam que o setor de internet está na contramão da crise. Mas será que ter uma loja virtual é o suficiente para ser um sucesso em vendas? Nossa experiência indica que, antes de mais nada, é preciso ter visão realista das metas e atenção às estratégias de negócios da empresa.
Muitos empresários acreditam que para vender online basta ter um site. Se esta visão vier acompanhada de uma estratégia de vendas, este é o caminho. Entretanto, pensar que uma loja virtual é a solução comercial e operacional de toda empresa é um engano que gera grandes frustrações.
Pensando nisso a Avance Digital separou algumas dicas para ajudar no planejamento do seu negocio online. Saiba como estruturar a loja virtual da empresa de maneira eficaz:
Avaliar Ponto de Partida X Objetivo Final
Antes de mais nada é preciso ter em mente o porte da empresa e que objetivos deseja alcançar através de vendas online. É comum pequenos comerciantes terem como referência grandes e-commerces como NetShoes e Submarino, que dispõe de forte estrutura logística, equipe e investimentos na casa dos milhões de reais.
É preciso colocar os pés no chão e dimensionar a realidade das pequenas empresas, observando os estoques, o tamanho do público em potencial e, principalmente, qual a verba disponível para investimento online. Será suficiente para suprir a estrutura técnica, operacional e marketing da empresa?
Avaliar o ponto de partida da empresa ajuda a trazer uma visão mais clara dos objetivos que podem ser conquistados. Lembre-se que funciona como em qualquer loja física: é preciso definir estratégias de negócios e vendas, como em qualquer outro canal de atendimento.
Organizar Processos e Definir Funções
Certamente o custo de infraestrutura das lojas físicas é um dos principais motivos de migrar para vendas online. Porém, enganam-se os que esperam que o custo seja reduzido a zero. Para vender online é necessário pensar em estoque, logística, operações no site e marketing digital.
Organizar processos e definir funções é essencial para o bom andamento de qualquer negocio digital. Quem ficará responsável por receber os pedidos do site? Quem fará separação e despacho dos produtos? Quem fará análise de vendas? Quem fará a comunicação e marketing? Quem irá cadastrar e atualizar o catálogo de produtos no site? Planeje a estrutura da empresa, no futuro você irá agradecer essa dica.
Definir o Catálogo de Produtos
Quantos produtos serão disponibilizados para venda na loja virtual? Já tem produtos listados com textos descritivos, informações técnicas e preços? Os produtos tem foto ou serão produzidas fotos específicas para usar na loja online? Foram calculadas as margens de desconto para aplicar em promoções?
Perceba que a loja online é apenas a estrutura virtual da empresa e o site precisará ser alimentado com imagens, vídeos e informações sobre o produto comercializado. Coloque-se no lugar do cliente e pesquise a concorrência para avaliar quais são as informações importantes para quem está comprando online. Dados como dimensões, peso, cores e materiais são algumas das características mais comuns de pesquisa.
Traçar Metas Realistas e Revisar Estratégias
Para vender online não basta ter uma loja virtual, é preciso esforço contínuo, tempo e algum investimento. Estudos apontam que um usuário precisa ser impactado ao menos três vezes por um anúncio ou marca até passar a considerá-lo como possibilidade de compra.
Neste caso, se você tem uma empresa com anos de mercado e reconhecida em determinado segmento, a internet apresenta campo fértil e pode render bons frutos à curto prazo quando começar a vender online. Lembre-se: o consumidor prefere fechar negocios com marcas que conhece e confia.
Caso esteja apenas começando, não há motivos para desanimar, apenas seja realista ao traçar metas. O primeiro passo das empresas de sucesso é construir um público fiel de seguidores interessados em seus produtos através de conteúdos, anúncios, ofertas e atendimento de qualidade.
Planeje Sua Loja Virtual
Não foi à toa que colocamos o planejamento da loja virtual como último ponto dessas dicas. Na
Avance Digital, a criação e implementação de lojas virtuais é o segmento que gera mais dúvidas. Observamos que muito disso está na falta de conhecimento e criação de falsas expectativas.
Mas garantimos que, seguindo as dicas deste artigo e criando uma visão clara do seu negócio na internet, planejar a estrutura da loja virtual será muito mais simples e rápido de executar.
Na Avance Digital temos um time completo para ajudar na identidade da empresa, criação do layout e implementação da loja virtual e marketing digital da sua empresa.
Fale Online com nosso Comercial.