Esse tal de Social Media
Conteúdo exclusivo é a chave para aproximar clientes e marcas e/ou empresas. O trabalho do Social Media consiste em produzir conteúdos que despertem atenção do público-alvo, sejam atraentes a possíveis prospects e tenham informações relevantes. Temas como educação e tecnologia podem atrair os olhares de quem está navegando pelas redes.
A partir de insights captados nas próprias redes, é possível ter noção de que conteúdo as pessoas querem ou gostariam de consumir. Compartilhar artigos interessantes também é válido, desde que não se torne a única fonte de informação disponível. Infográficos, vídeos e outros atributos que enriqueçam a publicação são sempre bem vindos.
Além de produzir esses conteúdos, o Social Media é responsável pela mensuração de dados, análise de resultados, comunicação com os clientes, dentre outros. É preciso levar em conta que uma empresa que tem objetivo de se fazer presente nas redes sociais busca por resultados bastante pontuais como: trocar e fornecer informação, melhorar o relacionamento e a comunicação com o cliente, receber feedbacks de seus produtos e serviços, reforçar a marca e captar novos clientes, por exemplo.
Trata-se de uma das profissões que surgiram devido ao avanço da internet, a popularização do seu acesso e o advento das redes sociais. Por se tratar de algo relativamente novo, o profissional precisa estar ligado a tudo o que acontece na área, as novas descobertas e técnicas, as funcionalidades de cada rede e buscar atualização constante. Para realizar uma boa estratégia, é preciso entender o objetivo de cada rede, ter bem claro os objetivos da empresa, descobrir onde o seu público está, de fato, e realizar um trabalho focado.
Criatividade, paciência, bom senso, curiosidade, flexibilidade, boa comunicação, bom texto e discernimento são características importantes para quem está interessado na área. O Social Media precisa estar antenado, conhecer todas as “tribos” e estar por dentro de tudo que rola em diferentes meios. As redes sociais são o lugar ideal: o público está lá, a empresa também precisa estar.