Como escolher o melhor domínio (www) para um site?
Se você acredita que ter um site não é fundamental para sua empresa, sugerimos que pense melhor à respeito. Afinal, independente do tamanho do negócio ou serviço prestado, ter um site aumenta a visibilidade das empresas e abre uma série de possibilidades para divulgar e atrair clientes em potencial.
Todo site está atrelado a um domínio, ou seja, um endereço www (URL) que é acessado através de navegadores como Google Chrome ou Microsoft Edge. Como e por que escolher este endereço com cuidado? Já vamos te explicar melhor.
A escolha errada de um domínio pode dificultar bastante o acesso do público em potencial. É importante que esteja relacionado à identidade da empresa, aos serviços e produtos que oferece, além de ser compreensível e digitável.
Um endereço www bem escolhido adere facilmente ao inconsciente do público, garantindo tráfego no site e reconhecimento de marca. Apesar de não haver regras ou fórmulas prontas para escolher um bom domínio, é possível estar atento à certos detalhes que aumentam as chances de sucesso. Confira as dicas:
Nomes Curtos e Fáceis
Atenção a nomes muito compridos e difíceis de compreender a grafia. Usar gírias de outros idiomas pode atrapalhar, assim como palavras com ortografia diferente da original.
Alguns casos são contornáveis através de uma boa comunicação de marca, mas caso não seja absolutamente essencial para a identidade da empresa, prefira sempre nomes curtos, fáceis de lembrar e digitar.
Palavras-Chave e Área de Atuação
Uma das maneiras mais eficientes de se conectar com um público em potencial é usar palavras-chave relacionadas ao segmento, serviços e produtos oferecidos.
Usar termos relacionados ao nicho de negocio e área de atuação da empresa pode ser a diferença entre captar mais clientes ou ficar a ver navios.
Vamos ao exemplo prático: digamos que sua empresa presta serviços na área de construção civil, porém não é uma construtora ou equipe de engenheiros e arquitetos, mas sim serviços relacionados e contratados por este público, tais como fundações de solo, escavações, concretagem...
Neste caso, usar o termo “construção” no domínio do site pode trazer problemas para a empresa, que será facilmente confundida com a concorrência, afastando clientes em potencial. Porém, escolher termos relacionados aos serviços prestados conectará diretamente com seu público, que lembrará da empresa mais facilmente.
Extensões de Domínio
As extensões de domínio são a parte final do endereço como .com ou .com.br e, apesar destas serem as mais comuns, existem muitas outras extensões que evidenciam o perfil da empresa e servem como alternativa, caso o nome desejado não esteja disponível nas extensões tradicionais. Veja alguns exemplos:
-
.co: a mais nova opção comercial, variante do .com e .com.br
-
.cloud: para tecnologias de compartilhamento em nuvem
-
.club: para clubes sociais, esportivos ou recreativos
-
.info: sites informativos
-
.net: sites técnicos
-
.org: organizações não comerciais e sem fins lucrativos
-
.biz: uso corporativo ou comercial, como site de comércio eletrônico
-
.me: sites de blogs, currículos ou pessoais
-
.store: alternativa para e-commerce
-
.tv: sites de streaming ao vivo ou representando uma emissora de tv
Identidade de Marca e SEO
É recomendado que o endereço reflita a marca, incluindo o nome da empresa sempre que possível. Também devemos salientar que um domínio bem escolhido auxilia no SEO (otimização dos mecanismos de busca) do site, agilizando o rastreamento e indexação de robôs do Google e outros mecanismos de busca.
Isso significa que o posicionamento do site no ranking de pesquisas também é influenciado pela escolha da sua URL final.