Black Hat SEO: evite penalizações



SEO é fundamental para que sua empresa esteja bem posicionada nos buscadores online. Além disso, quando as estratégias estão bem alinhadas, é possível alcançar resultados orgânicos e manter um bom rankeamento. Search Engine Optimization gera conversões como leads, compras, preenchimento de formulários, agendamentos, registros de interesse, dentre outros. 
 
Gerar resultados orgânicos é tão importante que, com o passar do tempo, algumas técnicas “mal vistas” foram aparecendo para tentar enganar os buscadores. Profissionais da área dividiram as ações em duas categorias: White Hat SEO e Black Hat SEO.
 
White Hat SEO – técnicas de acordo com as diretrizes dos mecanismos de busca visando um bom posicionamento. Para isso, o conteúdo do site é bem trabalhado, as palavras-chave são pensadas e escolhidas com inteligência, não há compra de links com o propósito de avançar no posicionamento. Neste caso, os resultados podem demorar em aparecer, entretanto, praticamente não existem riscos de penalização.
 
Black Hat SEO – o Google, por exemplo, afirma que consegue identificar a maioria dos truques utilizados para manipular os seus resultados. Essas técnicas são consideradas "ilícitas” porque se aproveitam de brechas nos algoritmos de classificação. 
 
Para evitar penalizações, é recomendado que as técnicas de Black Hat não sejam colocadas em prática – nem acidentalmente. Assim, evite:
- Texto escondido
- Doorway Pages
- Links escondidos
- Cloaked Pages
- Link Farming
- Comprar links
- Fazer spam em comentários de blogs
- Trocar links
 
**A título de curiosidade, os termos White Hat e Black Hat vêm dos filmes de Velho-Oeste, nos quais o mocinho sempre usava um chapéu branco e, o vilão, um chapéu preto.