Aparecer em resultados de buscas em mecanismos como Google e Bing é imprescindível para empresas que desejam ser encontradas. Atualmente o Google Ads é uma das principais maneiras de aparecer online através de anúncios pagos. Além da rede de pesquisas por palavra-chave, a plataforma dispõe de ampla rede de display, na qual é possível veicular banners, vídeos e campanhas em sites com grande volume de acessos e segmentos relacionados ao seu negocio.
Para quem está começando e deseja aumentar o alcance de seus produtos e serviços, e tornar-se uma marca reconhecida pelo público, investir em Google Adwords pode ser a melhor escolha para sua empresa. Com isso em mente, agora você precisa entender um pouquinho sobre o funcionamento da ferramenta, para evitar cair em erros muito comuns de quem investe ou deseja investir em Adwords.
1. Só tem resultados com Adwords quem investe valores altos
Segmentos muito específicos como internet e setor imobiliário, no qual a concorrência é muito forte, é possível que uma estratégia errada impacte mais em seu orçamento com anúncios.
Mas vale lembrar que o Adwords é muito versátil e pode trazer resultados tanto com investimentos de R$100, quanto de R$1000. Na verdade, alguns segmentos sequer possuem volume de pesquisa para absorver altos orçamentos.
2. Quem paga mais sempre fica na frente de quem paga menos
Esta ideia é comum e bastante equivocada. Nem sempre pagar mais garante a primeira posição nas buscas. Semelhante ao funcionamento de um leilão, quem paga mais aumenta as chances de aparecer primeiro.
Entretanto, este é apenas um dos fatores de posicionamento. Para garantir o primeiro lugar no ranking é preciso uma estratégia global: site bem desenvolvido, landing page para campanhas específicas, redes sociais ativas interagindo com o público, dentre outros.
3. A quantidade de visualizações é o mais importante
Obter cliques e aumentar o tráfego no site é o primeiro passo de um anúncio bem sucedido, porém não é o fator mais importante. Lembre-se que os acessos são apenas um indicativo de interesse, mas queremos que este cliente vá além, preenchendo algum formulário ou solicitando orçamento e recebendo atendimento por parte da empresa. O que será feito para reter este cliente?
4. Vou aparecer na 1ª página do Google se investir em Ads
Certamente queremos chegar à posição mais alta do ranking nos resultados de pesquisa do Google, mas tenha em mente que as posições podem oscilar diariamente. São mais de 200 fatores que influenciam neste resultado, portanto quem deseja estar sempre na primeira posição das pesquisas precisa também investir em SEO (otimização para motores de busca). Na
Avance Digital nós preparamos todo seu site para SEO, ao mesmo tempo que te ajudamos a anunciar no Google Ads.
5. Quanto mais palavras-chave, melhor a campanha
Quando mais palavras-chave forem usadas, maior será a chance de aumentar os gastos do orçamento. A questão é que nada disso é garantia de bons resultados. Quando o assunto é rede de pesquisas, qualidade vem antes de quantidade.
Dessa forma, você pode usar dezenas de palavras-chave desconhecidas, termos técnicos ou que simplesmente não correspondem às buscas do seu público. É importante que o anúncio seja objetivo e com a comunicação clara de seus produtos ou serviços. Acima de tudo eles precisam coincidir com a maneira como seus clientes pesquisam no Google.
Vale lembrar que também é possível ser encontrado de forma orgânica nos mecanismos de buscas, sem investir em anúncios. Para isso é necessário investir em outras tecnologias como SEO (otimização para motores de busca) e marketing digital. Deixaremos esse assunto para outro post.