5 Mitos sobre Google Adwords


Aparecer em resultados de buscas em mecanismos como Google e Bing é imprescindível para empresas que desejam ser encontradas. Atualmente o Google Ads é uma das principais maneiras de aparecer online através de anúncios pagos. Além da rede de pesquisas por palavra-chave, a plataforma dispõe de ampla rede de display, na qual é possível veicular banners, vídeos e campanhas em sites com grande volume de acessos e segmentos relacionados ao seu negocio.
 
Para quem está começando e deseja aumentar o alcance de seus produtos e serviços, e tornar-se uma marca reconhecida pelo público, investir em Google Adwords pode ser a melhor escolha para sua empresa. Com isso em mente, agora você precisa entender um pouquinho sobre o funcionamento da ferramenta, para evitar cair em erros muito comuns de quem investe ou deseja investir em Adwords.
 

Primeiros Passos: Como funciona o Google Ads?


Google Ads é uma plataforma de anúncios que são veiculados para clientes que procuram empresas, produtos e serviços através de pesquisa no Google e Maps. No começo é preciso que sua empresa defina um objetivo para os anúncios, tais como receber mais ligações, atrair visitantes para a loja física, aumentar os acessos no site ou tornar sua marca mais conhecida.

Assim que sabemos quais são os objetivos, é preciso definir qual será o orçamento reservado para os anúncios. Neste momento a Avance Digital presta todo suporte, orientando sobre o melhor formato, selecionando as palavras-chave e configurando os anúncios de modo a otimizar o orçamento e trazer melhores resultados com a verba disponível.

Na plataforma do Google Ads o valor é cobrado por clique no anúncio e o valor do clique muda com base na palavra-chave e concorrência. Em média o custo do clique é de poucos centavos (ainda que palavras-chave muito disputadas possam custar alguns reais). A vantagem é que só é contabilizado o clique do anúncio, sendo uma excelente fonte de tráfego para o site da sua empresa.
 

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre Google Ads, confira os 5 maiores mitos sobre Google Adwords e descubra a verdade por trás do mito.
 

1. Só tem resultados com Adwords quem investe valores altos


Segmentos muito específicos como internet e setor imobiliário, no qual a concorrência é muito forte, é possível que uma estratégia errada impacte mais em seu orçamento com anúncios.
 
Mas vale lembrar que o Adwords é muito versátil e pode trazer resultados tanto com investimentos de R$100, quanto de R$1000. Na verdade, alguns segmentos sequer possuem volume de pesquisa para absorver altos orçamentos.
 

2. Quem paga mais sempre fica na frente de quem paga menos


Esta ideia é comum e bastante equivocada. Nem sempre pagar mais garante a primeira posição nas buscas. Semelhante ao funcionamento de um leilão, quem paga mais aumenta as chances de aparecer primeiro.
 
Entretanto, este é apenas um dos fatores de posicionamento. Para garantir o primeiro lugar no ranking é preciso uma estratégia global: site bem desenvolvido, landing page para campanhas específicas, redes sociais ativas interagindo com o público, dentre outros.
 

3. A quantidade de visualizações é o mais importante


Obter cliques e aumentar o tráfego no site é o primeiro passo de um anúncio bem sucedido, porém não é o fator mais importante. Lembre-se que os acessos são apenas um indicativo de interesse, mas queremos que este cliente vá além, preenchendo algum formulário ou solicitando orçamento e recebendo atendimento por parte da empresa. O que será feito para reter este cliente?
 

4. Vou aparecer na 1ª página do Google se investir em Ads 


Certamente queremos chegar à posição mais alta do ranking nos resultados de pesquisa do Google, mas tenha em mente que as posições podem oscilar diariamente. São mais de 200 fatores que influenciam neste resultado, portanto quem deseja estar sempre na primeira posição das pesquisas precisa também investir em SEO (otimização para motores de busca). Na Avance Digital nós preparamos todo seu site para SEO, ao mesmo tempo que te ajudamos a anunciar no Google Ads.
 

5. Quanto mais palavras-chave, melhor a campanha


Quando mais palavras-chave forem usadas, maior será a chance de aumentar os gastos do orçamento. A questão é que nada disso é garantia de bons resultados. Quando o assunto é rede de pesquisas, qualidade vem antes de quantidade.
 
Dessa forma, você pode usar dezenas de palavras-chave desconhecidas, termos técnicos ou que simplesmente não correspondem às buscas do seu público. É importante que o anúncio seja objetivo e com a comunicação clara de seus produtos ou serviços. Acima de tudo eles precisam coincidir com a maneira como seus clientes pesquisam no Google.
 
 
Vale lembrar que também é possível ser encontrado de forma orgânica nos mecanismos de buscas, sem investir em anúncios. Para isso é necessário investir em outras tecnologias como SEO (otimização para motores de busca)  e marketing digital. Deixaremos esse assunto para outro post.
 
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